sábado, setembro 19, 2009

** Semana: 14, 15, 16, 17, 18 de Setembro**

Nas oficinas, durante o dia 15 passamos o dia fazendo uma maquete do atelier no Solar da Baronesa na sala 2.03 RE, resolvemos que iriamos utilizar papelão, papel cartão, materiais reciclavéis em geral (sucatas).Como não terminamos tudo no mesmo dia, no início da manha do dia 16, durante a aula do Sergião fomos contiuar a maquete, ela está quase pronta falta pequenos detalhes e colocar em ordem as coisas.No período da tarde, fomos ao solar, já compramos os panos, os TNTs, os da projeção (fizemos o teste com o projetor e o pano é tranparente o suficiente para que a projeção apareça dos dois lados do pano), e aquele que vai ficar na saída, compramos as sacolas para colocar os cadernos processuais, testamos a iluminação, fizemos a lista do que precisavamos no solar, para que terça feira dia 22 os técnicos e eletrecistas instalassem aquilo que precisávamos, meu grupo estava apenas com um problema, o que fazer com os desenhos que nos avisaram de ultima hora para por no atelier ???
Pano para a projeção
Mas isso foi resolvido, no dia seguinte, dia 17, meu grupo conversou e a professora aceitou que realmente não era necessário desenhos em exposição no nosso atelier, afinal lá é para as pessoas se libertarem e por sua criatividade no papel. Neste dia tiramos fotos dos cadrenos processuais, para fazermos a animação no fim de semana, também vimos o número de pranchetas que iriam ficar perduradas (5 pranchetas em cada fileira) para formar a cutina na parede do arco maior.



Nas aula teóricas, com o Matheus aprofundamos um pouco mais com os Sistemas estruturais, vendo a geometria dos elementos estruturais e a direção das forças. Depois com o Marcos, ele passou um novo exercício, discutiu umas reportagens, e voltou a sua aula com São João Del Rei e o México. Esta semana tivemos aula de ScketchUp (foi bem interessante!), também demos uma repassada no que aprendemos o semestre passado com o tema: " A questão do espaço e Arte e Arquitetura ". E por ultimo tivemos uma aula com o tema principal no filme 2001 uma odisséia no espaço - Uma interpretação Artística.

domingo, setembro 13, 2009

9 e 10 de Setembro

Nos vimos um pouco sobre a Cidade do México e um pouco sobre os fenômenos térmicos.
E demos uns toques na intervenção do solar, na quarta a tarde fomos tirar algumas medidas e fomos atrás de patrocínios, e fomos ver os preços das coisas que iríamos usar, e na quinta feira ficamos expondo nossas ideias a Zandra e separamos os desenhos que cada grupo iria expor.

8 de Setembro, Terça-Feira . 2° Seminário

Vimos o novo planejamento do curso, e ficamos discutindo sobre o solar.
Fizemos uma planta do local e recortamos num papel sulfite os moveis que supostamente vamos colocar, e assim vimos as melhores posições para eles.
E no fim do dia tivemos o 2° Seminário, meu grupo apresentou novamente, só que dessa vez as pressas, meu grupo falava do capitulo, e devido a falta de tempo não pudemos discutir sobre os assuntos apresentados.

3 de Semtembro

Neste dia eu faltei, e os professores da aula Modelagem Bi-Tridimensional passaram as características principais de vários pintores, e entre estes tínhamos que escolher 3 artistas e fazer 5 desenhos para cada artista mostrando suas características.

2 de Setembro

O Professor Marcos passou o plano de curso e explicou ele todo, depois retomou a aula sobre Belo Horizonte, como a evolução da Praça da Liberdade e a Barragem Santa Lúcia.
E num segundo momento do dia, o meu grupo se reuniu para discutir sobre a intervenção do Solar, nos decidimos que iremos descer um pano branco meio transparente do teto, de 1,5m x 2,80m, para passarmos o efeito do projetor dos dois lados do tecido, o projetor estará passando um vídeo de uns livros caindo em 6 grandes sacolas, onde estarão os cadernos processuais. Mas por que sacolas? Como ficamos com o atelier e vamos expor os cadernos processuais nada melhor como colocar eles dentro de sacolas, que a Zandra, nossa professora, sempre dizia: " Esses cadernos devem ficar na suas bolsas em todo momento, para vocês estarem anotando e desenhando nele. Decidimos também que nas paredes de tijolos e pedras, no arco menor, vamos fazer uma cortina de prancheta, presas por um fio tranparente para dar a impressão delas estarem voando, e aquelas que estiverem na altura das pessoas estarão com folhas em branco para os visitantes desenharem. Na parede que tem a porta do auditório vamos colocar painéis para as pessoas desenharem. Os instrumentos para desenho pretendem ficar dentro de uma cesta suspensos, para dar um efeito diferente, no nosso espaço vamos colocar dois bancos caso alguém queira se sentar para folhear os cadernos processuais.

1 de Setembro

Nesta terça-feira revisamos como fazer uma triangulação no espaço, porque para muitos isso não tinha ficado muito claro. Assim, vendo os professores e executando junto com eles passo-a-passo, pudemos entender melhor. E pude ver claramente para que serve cada instrumento, por exemplo, a curva de nível ela nos ajuda a ver se as janelas estão niveladas, e ainda com a marca da agua na mangueira podemos medir distancias colocando a fita métrica onde a agua esta marcando para ter uma medição mais exata, o nível, como o próprio nome diz, vemos se as coisas então niveladas, ou seja, se a parede, ou o chão, ou uma fita métrica se esta ou não bem nivelado.
Depois nos fomos novamente ao solar tirar as medidas, refazendo todo trabalho.