domingo, agosto 30, 2009

Primeiro Seminário

Nesta última terça feira tivemos nosso 1° Seminário, neste pudemos ter uma segunda visão do livro Lições de Arquitetura através das apresentações que os grupos fizeram. Tratamos assuntos sobre espaço público e privado, das demarcações, da diferenciação e do zoneamento territorial, quando que um espaço passa ser um lugar de usuário para morador, o '"intervalo" que há nas entradas das casas e as demarcações privadas no espaço público. Pudemos "fixar" melhor as idéias a partir das imagens e de outros exemplos mostrados, além daqueles que estavam no livro.

Gostaria de ressaltar que durante a semana tivemos a oportunidade de dar continuidade ao nosso projeto no solar e na rua da cachaça, nós nos reunimos, todos os grupos, e mostramos as idéias, depois discutimos e dividimos o ambiente que cada grupo atuará, no meu caso, que sou do solar, meu grupo ficou encarregado com o atelier. E para intervirmos melhor no espaço passamos uma tarde inteira no solar tirando as medidas das paredes, da planta em geral.
E nessa semana tivemos uma introdução à cartografia, a diferença entre digital e virtual e relacionar isso com a arquitetura, e tivemos na quinta feira a tarde uma atividade muito interessante em que colocamos nossa criatividade nos papéis cartões.

domingo, agosto 23, 2009

Segunda Semana

Nessa semana, na terça-feira, fomos ao Solar da Baronesa e a Rua da Cachaça praticar uma performance para conhecer melhor os espaços, o meu grupo ficou dentro do Solar, e pensamos em algo que pudesse mostrar os cantos, as extremidades e o número de pessoas que caberiam ali. Foi uma atividade diferente, pude ver o espaço não só como um simples ambiente mas além disso, porque como eu disse na nossa performance queríamos mostrar os cantos passando por eles, tal coisa eu não faria se eu fosse apenas visitar aquele lugar. Os outros grupos tiveram idéias diferentes em relação a nós, alguns queriam mostrar o espaço com atividades corriqueiras, seja por brincadeira, seja varrendo uma calçada. Um dos grupos, ficaram com a praça que se situa no fim da Rua da Cachaça, eles fizeram uma performance em que um encostava no outro, um tendo relação com o outro, que ao meu modo de ver a praça é um ambiente em que as pessoas sentam nos bancos e conversam, um ambiente com relações como a performance deles.

Na quarta, no período da manha, na parte teórica vimos a evolução urbana de Belo Horizonte, vimos mapas apresentando os cursos de água, topografia, o traçado urbano, a Serra do Curral (que foi adotada para fazer parte da estética da cidade, mas que hoje por causa da verticalização dos prédios há poucos pontos da cidade que a Serra é vista), o modo que foi distribuído as terras á população, o avanço da cidade sobre a Serra, a demolição de casas para construir edifícios modernos, entre outras coisas interessantes, já durante a aula de oficina tivemos que pensar e ter idéias para "criar um cenário" para o projeto que irá acontecer na Rua da Cachaça e no Solar, tivemos várias idéias, mas teremos que ver se será possível colocá-las em prática, afinal não depende apenas de nós esse projeto, o que o torna tão interessante.

Na quinta-feira, durante a aula teórica tivemos algumas noções de topografia e conhecemos alguns instrumentos, na oficina voltamos a Rua da Cachaça e ao Solar da Baronesa, mas dessa vez para desenhar a mesma paisagem em minutos diferentes, primeiro de 30 min., depois de 20 min., 10 min., 5 min., 2,5 min. e finalmente de 1 min., foi uma atividade interessante pudemos ver como o tempo interfere no nosso desenho, afinal quanto mais tempo temos mais detalhes é possível colocar no desenho.

E na sexta-feira tivemos a história da arte abordamos o capítulo 1 do livro Historia da Arte Como Historia da cidade e para ajudar vimos várias obras como exemplo.

sábado, agosto 15, 2009

Primeira Semana

Iniciou o segundo semestre, dia 10 de Agosto, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ.
Nesta primeira semana, os professores apresentaram o novo método de ensino aos alunos, que tornará o aluno mais responsável, esforçado e independente. Os alunos também tiveram uma noção das matérias, como por exemplo, conforto térmico e historia da arte. Além disso, durante a semana os alunos visitaram a Rua da Cachaça e o Solar da Baronesa, onde eles analisaram o espaço através da percepção e de uma forma técnica, no inicio parecia estar um pouco confuso, mas conforme analisavam, mais entendiam o que era para ser feito. Foi uma semana cheia de surpresas. O
curso oferece grande expectativa.

terça-feira, agosto 11, 2009

O QUE É ARQUITETO?



Arquiteto é um profissional de formação superior, e reconhecido pelo Ministério do Trabalho de acordo com a Lei Federal nº 5184/1966.

Sua formação se dá através dos cursos de arquitetura e urbanismo que tem duração de cinco anos, onde são abordados temas com, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros.